quinta-feira, 26 de abril de 2018

6 CUIDADOS NA HORA DE RENOVAR O SEGURO DO SEU CARRO

Qual o momento certo de renovar? Perco meu bônus se mudar de seguradora? Que mudanças devo informar? Veja as dicas

Guincho: serviços de assistência não contam como sinistros para a perda do bônus do segurado

Na hora de renovar o seguro do seu carro é preciso tomar alguns cuidados para não acabar pagando mais do que deveria. É aconselhável revisar a cobertura, os serviços e até a própria seguradora, sem medo de mudar se for preciso.
Veja a seguir seis dicas sobre os cuidados que você deve tomar antes de renovar o seguro do carro:

1 Não renove o seguro automaticamente sem pesquisar antes
Para João Cardoso, cofundador da corretora online TaCerto.com, vale a pena fazer cotações em diferentes seguradoras para saber se o seu seguro está caro, se está em linha com o mercado ou se é possível, por exemplo, obter um seguro pelo mesmo preço com uma cobertura maior ou mais serviços.
O seu corretor de seguros ou as corretoras online, que fazem cotações em diversas seguradoras, podem ajudar nessa tarefa. Além da TaCerto.com, outras corretoras online como Segurar.com, Economizenoseguro.com, Smartia, Bidu e Minuto Seguros também simulam seguros de carros.

2 Você pode mudar de seguradora sem perder seu bônus
O bônus é o desconto que o segurado pode receber a partir do segundo ano de seguro caso não o tenha acionado para algum sinistro, como acidentes que demandem conserto ou perda total em caso de acidente, roubo ou furto.
De um ano para o outro, o desconto aumenta uma classe se não tiver havido sinistro no ano anterior, e reduz uma classe para cada vez que o seguro tenha sido eventualmente acionado.
Mudar para uma seguradora mais vantajosa na hora da renovação não leva o segurado a perder seu bônus, pois este é pessoal e intransferível. Ou seja, ele é da pessoa, não da seguradora ou da apólice.
Assim, ao trocar de seguradora, o motorista pode levar seu bônus consigo, e subir de classe caso não tenha acionado o seguro no ano que se passou. Mas caso o tenha acionado no período, a nova seguradora deverá aplicar a redução de uma classe de bônus.
Vale lembrar que a utilização dos serviços de assistência, como guincho, não ocasiona a perda de bônus.

3 Não espere a apólice vencer para renovar o seguro
Segundo João Cardoso, não é aconselhável deixar a renovação para a última hora. Isso porque se passar o prazo da apólice, o segurado fica sujeito a ter de fazer uma nova vistoria, o que pode levar alguns dias.
Ou seja, o carro ficaria sem seguro por esse período, o que é bastante arriscado. Cardoso recomenda que a renovação seja feita com 15 a 20 dias de antecedência.

Por Julia Wiltgen
Fonte Exame Online