segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

4 DICAS PARA QUEM ESTÁ EM BUSCA DE EMPREGO NESTE FIM DE ANO

Mesmo sendo uma época mais complicada para movimentações no mercado, especialista cita algumas atitudes que aumentam as chances de conseguir emprego

Mês de dezembro tradicionalmente não é uma época com muitas oportunidades

O número de movimentações no mercado despenca no fim ano, exigindo paciência dos profissionais que estão em busca de uma oportunidade. “É um período sazonal negativo, o mercado é mais complicado nesta época do ano”, diz Paulo Moraes, gerente executivo de finanças da consultoria Talenses.
É que em pleno fim do ano fiscal brasileiro e com aproximação do recesso, executivos, de olho no cálculo do bônus anual, correm para fechar resultados e atingir as metas. “Eles não querem sair de onde estão”.
Com menos cadeiras vagas, quem está disponível no mercado vê minguar as expectativas de terminar o ano de emprego novo. Mas, não é tarefa impossível, de acordo com o especialista. Algumas estratégias podem aumentar as chances de início de ano promissor. Começar a agir desde já, pode fazer com que você saia na frente. Confira as dicas do headhunter:

1 Aproveite a época propícia e ative o networking
Fim de ano é tempo de comemorações e confraternizações. Época em que é comum receber mensagens de amigos e colegas. A regra aqui é lembra-se para ser lembrado. “Dezembro é um período propício para networking”, diz Moraes. Organize-se para participar do maior número de eventos que conseguir.
O cuidado é para que o contato com profissionais que podem ajudá-lo não seja forçado. O ideal, diz o especialista, é construir o relacionamento ao longo do ano. Mas, mesmo que networking não seja seu forte, desejar um feliz Natal a algumas pessoas pode ser o primeiro passo para começar a investir na sua rede de contatos.

2 Procure consultorias de recrutamento
Se as oportunidades aparecem em menor número, comece estruturando o relacionamento com o mercado, indica Moraes. Aproveite para atualizar o currículo e pesquise quais são as consultorias de recrutamento mais fortes no seu setor de atuação. Fale com headhunters e aumente a sua visibilidade.

3 Invista em setores mais aquecidos
Se grande parte dos setores sofre uma desaceleração no fim do ano, as áreas de varejo e de tecnologia voltada para e-commerce vão na contramão desta tendência.
“São mercados que tem demandas específicas neste período e o Brasil já está entre os cinco maiores do mundo em e-commerce”, diz Moraes.

4 Aposte em projetos e trabalhos temporários
Com muita gente saindo de férias, aparecem oportunidades temporárias. Não descarte essa possibilidade, é uma boa chance de ganhar fôlego para buscar uma cadeira fixa. “Sou partidário deste tipo de conduta”, diz Moraes. Ele também sugere que profissionais mais experientes invistam em projetos de consultoria.
Por Camila Pati
Fonte Exame.com