segunda-feira, 24 de abril de 2017

DICAS PARA SE ORGANIZAR E COMEÇAR BEM A SEMANA DE TRABALHO

Durma bem, otimize seu tempo e foque nas tarefas realmente prioritárias para ser mais produtivo
 
Saiba organizar seu tempo, focando nas tarefas realmente prioritárias. Faça intervalos para recompor as energias

A chegada do fim de semana é sempre comemorada pela maioria dos profissionais: programas com a família ou amigos, um cineminha, um mergulho ou caminhada na praia ou, simplesmente, dormir são algumas das atividades planejadas para os dois dias que encerram uma semana estressante, de agenda cheia e muito trabalho. Mas tudo que é bom dura pouco e lá vem a segunda-feira se aproximando!!!
Para quem quer começar bem a semana e ser mais produtivo, Tony Schwartz, executivo-chefe do Energy Project e autor do livro “Be Excellent at Anything: The Four Keys to Transforming the Way We Work and Live.” (“Seja excelente em tudo: os quatro pontos-chave para transformar a forma como trabalhamos e vivemos”, em tradução livre), dá algumas dicas:
“Encontrar o equilíbrio entre fazer o que é realmente urgente e focar naquilo que é menos imediato, mas lhe dá prazer, pode trazer um bem duradouro”, afirma Schwartz, em artigo publicado no site DealBook.

Você precisa de mais horas de sono do que pensa
Vivemos em um mito persistente: a de que uma hora a menos de sono vai nos dar mais de uma hora de produtividade. Muito pelo contrário! Na verdade, você ficou uma hora a mais acordado e, de quebra, está menos descansado, o que provavelmente fará com que seja menos produtivo ao longo do dia. Até pequenos períodos de privação de sono terão um efeito devastador na nossa capacidade cognitiva, diz Schwartz. Pesquisas comprovam que 95% das pessoas precisa de pelo menos de sete a oito horas de sono para se sentir totalmente descansado, enquanto 2,5% precisam de mais de oito horas bem dormidas. De acordo com o pesquisador Tom Roth, o percentual daqueles que necessitam de apenas cinco ou menos horas de sono para se sentirem dispostos, se arrendondarmos para um número inteiro, será zero. Dormir o suficiente significa que você fará mais coisas, em menos tempo, e a um nível superior de qualidade. O sono é a última coisa que deve ser sacrificada, e não a primeira.

Faça as tarefas mais importantes primeiro
A atração por limpar seus e-mails é poderosa. Ainda mais depois de uma noite em que milhares de novas mensagens lotaram sua caixa de entrada (supondo que você não estava dormindo com o seu smartphone ao lado, e dando uma olhada no meio da noite). A grande maioria das mensagens que se acumula na verdade não exigem sua atenção imediata. Em vez disso, eles ocupam o seu tempo e consumem a sua atenção precisamente no momento do dia em que a maioria de nós tem mais energia e menor número de distrações. Ao verificar seu e-mail primeiro, efetivamente você irá arruinar com sua agenda do dia. O ideal é planejar seus compromissos prioritários no dia anterior e se dedicar a eles logo no início da manhã, sem interrupção. Se você precisa verificar e-mails assim que levanta, concentre-se naqueles que realmente não podem esperar. Responda essas mensagens e ignore as demais, para, em seguida, se concentrar no que realmente é prioritário.

Faça intervalos de tempos em tempos
Os seres humanos são projetados para operar em ciclos de 90 minutos. Durante o dia, passamos do alto estado de alerta fisiológico para fadiga fisiológica em intervalos de 90 minutos. A consequência é que atuamos melhor quando fazemos pausas intermitentes para renovar e reabastecer nossas baterias. Aqui está uma maneira simples de pensar sobre isso: imagine que você é desafiado a fazer o número máximo de abdominais que puder durante 30 minutos. Você tem a opção de fazê-las continuamente até ficar esgotado, ou fazê-las em conjuntos de 5 ou 10 repetições, com um curto período de descanso entre cada um deles. Se optar por esta última, vai conseguir fazer mais abdominais, manterá melhor forma ao longo do caminho e se sentirá menos cansado no final. Trabalhando desta mesma forma, você será capaz de se concentrar melhor na sua meta final. Ou seja: ao concentrar-se mais intensamente por períodos mais curtos, você vai fazer mais, em menos tempo, a um nível superior de qualidade, de forma mais sustentável.

Avalie como está administrando seu tempo
E, por último, faça uma pergunta simples e direta antes de começar qualquer atividade: “Esta é a melhor forma de gastar o meu tempo?” Se a resposta for não, não faça isso.

Fonte O Globo Online