quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

COMO ESCOLHER A MALA DE VIAGEM CERTA



Grande ou pequena, preta ou colorida, com ou sem rodinhas: a mala deve ser a melhor parceira numa viagem. Não existe “a” mala ideal, ela varia de acordo com o gosto do cliente. E com o bolso. Algumas custam R$ 89, mas há outras de R$ 3 mil. Por isso, em quase todas as lojas são parceladas em até dez vezes sem juros. Na Mala Real, no mês de aniversário, o cliente ainda ganha 15% de desconto.
Independentemente do modelo e da cor, o mais importante é que a mala seja fácil de abrir e fechar e boa para transportar. E se a viagem for de avião, um conselho: ao desembarcar, orienta Farid, o passageiro deve analisar sua bagagem com atenção. Em caso de dano, a companhia aérea tem que consertar ou trocar a mala sem custo para o cliente.

MAIS DICAS

A MALA
A mala pode ser rígida ou flexível. As rígidas costumam ser mais pesadas, mas evitam que as roupas amassem com mais facilidade, além de serem impermeáveis. Um bom material para as malas rígidas é o polipropileno (ele é mais resistente). A flexível, normalmente, é mais leve, mas se for muito frágil pode rasgar com mais facilidade, além de molhar a roupa, caso não seja impermeável. Algumas são expansíveis. Isso é bom na volta, caso o passageiro tenha exagerado nas compras...

RODINHAS
Há malas com duas, quatro, seis e até oito rodinhas. Quem gosta de conforto deve optar pelas malas que giram 360 graus. Com essas rodinhas, não é preciso reclinar a mala para fazer deslizá-la pelo chão. Antes de comprar, teste bem o produto, gire para um lado e para outro, para ver se as rodas estão funcionando plenamente.

PESO
Quanto mais leve a mala, melhor. Há no mercado as chamadas ultra leve (ou ultra light ou ultra-lite) que pesam bem menos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em voos domésticos, cada passageiro pode levar bagagens com até 23 quilos. No caso dos voos internacionais, isso varia de acordo com a companhia aérea.

TAMANHO
Na hora de decidir o tamanho da mala, analise quanto tempo vai ficar fora, o tipo de viagem e o destino. Normalmente, as malas são feitas em três tamanhos. A pequena - ou mala de bordo - costuma comportar até 15 quilos. É ideal para que vai, por exemplo, viajar num fim de semana. A média suporta até 27 quilos, e é indicada para viagens de até uma semana. E a mala grande – que comporta até 32 quilos –é indicada para viagens maiores.

IDENTIFICAÇÃO
Ninguém merece olhar uma mala e ficar na dúvida se aquela é mesmo a sua ou não. A pretinha básica continua tendo seu espaço, mas as vendas de malas com cores mais fortes e coloridas têm seu destaque. Além disso, é bom identificar bem com fitas coloridas ou identificadores próprios. E nunca esqueça de preencher o cartãozinho com nome completo, telefone e endereço.

CADEADO
É sempre bom proteger a mala e usar um cadeado. Mas, para viagens internacionais, é indicado o uso do cadeado TSA (Transport Security Administration ou, em português, Administração de Segurança no Transporte) dos Estados Unidos. Caso a mala precise ser aberta pela alfândega, será usada uma chave mestra. Assim, a mala não será danificada. Algumas malas já vêm com o cadeado TSA embutido.


Por Andréa Machado
Fonte Extra - O Globo Online