segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

O QUE AS PESSOAS DE SUCESSO FAZEM ANTES DO CAFÉ DA MANHÃ?


Você aproveita bem as suas manhãs? Pode não parecer, mas essa fase do dia pode ser perfeita para resolver problemas e planejar o futuro. Para começar, a probabilidade de ser interrompido é menor. Além disso, depois de uma boa noite de sono, sua energia está no nível máximo. É uma boa hora para cuidar de prioridades como fazer exercícios ou pensar em estratégias. Em vez disso, muita gente joga fora essas horas preciosas, desperdiçando o tempo com atividades dispersas e caóticas. A colunista da Fast Company Laura Vanderkam, autora do livro What the Most Successful People Do Before Breakfast (Portfolio Penguin), enumerou cinco passos para uma manhã reconfortante e produtiva.

1. Rastreie o seu tempo
Antes de organizar suas manhãs, é necessário saber como está gastando o tempo. Sabe aquela ideia de colocar no papel tudo que está comendo, para poder fazer uma dieta? Com o tempo, não é diferente. Escreva tudo o que faz durante o dia. Não se restrinja às manhãs - muitas vezes, os problemas matinais são causados pelo que você faz em outros períodos, como ir para cama tarde demais.

2. Imagine a manhã perfeita
O que seria a manhã ideal para você? Para algumas pessoas, começaria com uma corrida, seguida por um café da manhã substancioso. Depois que a família fosse embora, elas se concentrarim em projetos importantes, aproveitando o silêncio familiar. A seguir, agumas ideias para aproveitar bem a manhã.
- Treine com um objetivo: pode ser uma maratona, um triatlo, um longo passeio de bicicleta etc.
- Visualize o futuro: use a calma reinante para imaginar o que imagina para sua carreira e para sua empresa
- Leia artigos em revistas de negócios: beneficie-se da pesquisa e do pensamento de outras pessoas para saber mais sobre sua área de atuação
- Faça um curso online: se você quer se aperfeiçoar em uma determinada área, um curso virtual pode ser um bom começo.

3. Organize a logística
Agora que você sabe como gostaria de gastar suas manhãs, faça acontecer. Não é o caso de acordar duas horas mais cedo para encaixar tudo. Se você estabelecer prioridades, verá que é possível seguir o seu plano sem gastar nem um minuto a mais, apenas descartando o que é supérfluo. Talvez seja necessários mudar velhos hábitos, como ficar vendo TV até a madrugada, por exemplo. Mas a energia que sentirá pela manhã compensará qualquer sensação de perda.

4. Construa o hábito
Esse é o passo mais importante. Talvez seja necessário fazer a mudança aos poucos. Comece indo dormir um pouco mais cedo. Se planejou várias atividades pela manhã, introduza uma de cada vez: primeiro comece a correr, depois faça um diário, e em um terceiro momento passe a escrever suas estratégias para o futuro. Vale um suborno básico: a cada objetivo alcançado, dê a si mesmo um pequeno presente, como ingressos para um show, por exemplo. Depois de algum tempo, a sensação de bem-estar será toda a recompensa de que você vai precisar.

5. Faça ajustes
Mudanças acontecem, na família, no trabalho, nas atividades do dia a dia. Adapte-se, reconstrua, reconsidere. O importante é você continuar criando um ritual matinal que seja energizante e faça você sentir que cada dia está cheio de novas possibilidades.

Por Marisa Adán Gil
Fonte Papo de Empreendedor