quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

6 DICAS RÁPIDAS PARA COLOCAR O CÉREBRO EM ALTA ROTAÇÃO

 
Você sabe como é: senta-se na sua sala, vê o e-mail, pensa na sua lista de tarefas e sente uma dor surda de desespero.
Como começar? Como lidar com esse monte de trabalho? Algumas tarefas são difíceis de começar, muito por culpa da sua indefinição, outras são chatas e outras ainda são grandes e assustadoras.
E tudo isso acontece com uma névoa de fundo por causa da privação de sono e ansiedade diária.
Lute e responda com psicologia! Aqui estão 6 dicas baseadas em pesquisas na área da psicologia que podem melhorar o seu estado de espírito e a colocar o cérebro em alta rotação. Afinal, há coisas que têm mesmo que ser feitas.

1. Use o seu corpo
Encontra-se sentado debruçado sobre a mesma, com uma atitude de desespero? Lembre-se que o seu corpo alimenta a sua mente.
Se o seu trabalho necessita de persistência, então cruze os braços. Se precisa de força, então adote uma pose de poder, com o seu corpo aberto, ocupando o máximo de espaço possível.
Há muitas mais ligações entre a posição e os efeitos que esta tem sobre a cognição corporal, segundo os psicólogos. Dê uma leitura nestes dois artigos: 10 Simple Postures That Boost Performance e 8 Easy Bodily Actions That Transform Mental Performance - http://www.spring.org.uk/2011/03/10-simple-postures-that-boost-performance.php e http://www.spring.org.uk/2013/08/8-easy-bodily-actions-that-transform-mental-performance.php. Utilize as técnicas que correspondem ao estado mental que necessita.

2. Contraste mental
Dizem-lhe que tem 3 tarefas diferentes sobre as quais pode trabalhar. Como decide por onde começar?
Pode começar por descobrir o que precisa de ser feito em cada uma delas, o que é possível para já, executando desta forma um rápido contraste mental.
Aqui pode encontrar instruções completas sobre contrastes mentais, mas de forma breve, isto significa fazer uma lista rápida dos prós e contras de cada tarefa: imaginar uma visão positiva com a conclusão da tarefa; pensar sobre as barreiras que vai encontrar; de seguida faça um contraste entre as duas ações.
Depois disso, segundo algumas pesquisas, a sua decisão será desistir da tarefa, enfrentá-la ou fazê-la mais tarde. Se a tarefa for prática, o seu empenho e energia para realizá-la será reforçada.
O contraste mental pode ser feito de forma rápida e eficiente para que consiga obter os melhores resultados sobre a sua lista de tarefas.

3. Ajuste as expectativas
Com uma lista de tarefas em mãos e o corpo numa posição correta, é hora de ajustar a postura da sua mente.
Se está a enfrentar problemas para começar, então tente sobrestimar o quão fácil a tarefa é. Um conjunto de pontos importantes:

  • Não se debruce sobre os obstáculos: haverá sempre obstáculos e eles irão pô-lo fora da tarefa;
  • Não fantasie sobre o final da tarefa, pode ser psicologicamente perigoso (veja: como as expectativas batem a fantasia).

Em vez disso, pense um pouco sobre a razão que levam as tarefas a ser mais fáceis do que pensa e como vai correr bem. Uma espécie de despreocupação positiva é a expectativa certa.

4. Distância criativa
Muitas tarefas rotuladas de “não criativas” exigem uma criatividade considerável. O seu trabalho pode não ser pintar a Capela Sistina, mas a geração de novas idéias tornam, muitas vezes, o seu trabalho mais fácil.

Portanto, recorra a um par de dicas da psicologia sobre criatividade
Uma maneira fantástica de gerar novas ideias ou formas inovadoras de enfrentar um problema é usar a distância psicológica.
Para isso, imagine o seu problema como algo distante e pouco relacionado com a sua localização atual. Além disso, tente projetar-se para a frente no tempo, imaginando como se sentirá quando olhar para trás daqui a um ou dois meses. A promoção da distância psicológica tem demonstrado ser uma forma coerente para aumentar o pensamento criativo.
Aqui ficam algumas dicas baseadas em pesquisas para impulsionar a criatividade.

5. Visualize o processo, não o resultado
O olho da mente é poderoso. Assim, como os atletas de elite, músicos e outros que tais, utiliza o olho da mente para o empurrar para a frente.
Na sua mente, veja-se a passar pelos procedimentos e processos que necessita para completar a tarefa. Algumas pesquisas sobre visualização mostram que quando as tarefas estão no início ou a meio, é melhor manter o foco sobre o processo e esquecer o resultado.
Mas, quando se aproxima do fim, mudar o foco para o resultado aumenta a sua motivação e produtividade.
Assim, na sua mente, foque-se no processo no início de um projeto e, em seguida, mude o foco para o resultado que já se avista.

6. O efeito Zeigarnik
Para queles que ainda olham desesperadamente para a sua lista de tarefas, aqui vai uma última dica: comece com algo simples ou de baixa prioridade para fazer a bola rodar.
Se se sente apenas com vontade de realizar uma tarefa de baixa prioridade para um projeto, faça-a porque o resto virá a seguir. Assim que começar, mesmo que seja um começo trivial, irá sentir-se mais atraído pelo fim.
Este truque baseia-se no que os psicólogos chamam de “O Efeito Zeigarnik“. Confira o artigo para uma explicação mais completa, mas, essencialmente, ninguém gosta de deixar coisas por acabar quando já foram iniciadas.
Por Hugo Sousa