quinta-feira, 6 de agosto de 2020

10 COISAS PARA NÃO SE FAZER DEPOIS DE PERDER O EMPREGO

Resistir ao impulso de enviar um e-mail raivoso para o ex-chefe: um dos conselhos para quem atravessa o momento mais difícil da carreira
 
Perder o emprego, mesmo que você já esteja esperando por isso, é sempre um golpe. Você vai se sentir por baixo, não há como ser diferente. Aqui vão algumas dicas de Karen Burns, autora de “The Amazing Adventures of Working Girl: Real-Life Career Advice You Can Actually Use” (”As incríveis aventuras da garota trabalhadora: conselhos de vida real para a carreira que você realmente pode usar”, em tradução livre) para o blog de carreiras NW Jobs de como lidar com isso.

1) Não se envergonhe
Se há uma coisa que a Grande Recessão nos ensinou é que perder o emprego não é nada para se envergonhar. Pode acontecer com qualquer um, a qualquer momento.

2) Não “chute o balde”
Sente-se atraído pela ideia de disparar um e-mail raivoso para seu ex-chefe / colegas de trabalho? Essa atitude vai fazer com que você se sinta bem por um instante — e então ela irá assombrá-lo para sempre. O mesmo vale para o Facebook e Twitter. Supere.

3) Não esbanje
Esses sapatos novos ou a moderna TV de tela plana podem consolá-lo — mesmo excitá-lo — mas, assim como no caso do discurso raivoso, a boa sensação desaparece rapidamente. E um pouco das suas economias também terão desaparecido.

4) Não mexa em sua poupança de aposentadoria
Faça todos os esforços para resistir à tentação. Este deverá ser o último recurso. Sua primeira providência: cortar despesas. Segunda: encontrar um emprego temporário. Terceira: mude-se para um lugar mais barato ou arrume alguém para dividir o apartamento.

5) Não fique sozinho
É mais fácil lidar com uma perda de emprego, assim como outros desafios da vida, quando se troca experiências. Participe de um grupo de apoio ou se reúna regularmente com pessoas em circunstâncias semelhantes.

6) Não tome decisões que mudem a sua vida radicalmente
Agora não é um bom momento para se mudar para um novo estado, deixar o seu marido ou a sua mulher, comprar uma casa ou raspar sua cabeça.

7) Não se deixe ficar com preguiça
Você está desempregado, então você tem o direito de dormir até meio-dia, certo? Errado. Adote medidas para encontrar um novo emprego desde o primeiro dia.

8) Não se sinta mal sobre a declaração de desemprego
Ela existe por uma razão.

9) Não deixe de pagar o seu plano de saúde
Sim, é caro. Mas com algumas coisas você simplesmente não pode economizar.

10) Não negligencie seu corpo
Você pode não sentir vontade de se exercitar. Refrigerante no café da manhã pode parecer uma boa ideia, mas se manter em forma vai fazer você se sentir e parecer melhor.

Não se desespere. (Ei, isso é 11! Mas este é importante.) A maioria das pessoas enfrentam dificuldades na vida. Elas superam e seguem em frente — e você pode fazer isso também.

Fonte O Globo Online