segunda-feira, 27 de novembro de 2017

NOVE ARGUMENTOS QUE NÃO SE DEVE USAR AO PEDIR AUMENTO

Ameaçar o chefe com uma outra oferta de emprego ou dizer que seus colegas ganham mais são estratégias que não funcionam, dizem os especialistas

Veja os argumentos que não convencem na hora de pedir um aumento

Pedir para falar com o chefe lhe parece a parte mais difícil de uma conversa sobre aumento de salário? Pois não devia ser. A partir do momento em que o profissional pisa no escritório, há várias formas de ele convencer seu gestor que um reajuste é justamente o que ele não merece. Em artigo publicado pelo Huffington Post, especialistas em carreira listam alguns argumentos sem cabimento que muitos profissionais usam ao pedir um salário maior. Assim, se você está pensando em chamar o chefe para ''um cafezinho'' e pedir o tal aumento, confira o que dizem especialistas sobre o que não se deve fazer:

Nunca pedir um aumento
Não se acomode. Nunca pedir um aumento pode ter um impacto econômico negativo bastante significativo na sua vida a longo prazo. “Você não conseguirá um aumento se não pedir por ele”, ressalta Jim Hopkinson, autor do livro “Salay Tutor: Learn the salary negotiation secrets no one never taught you” (“Tutor salarial: saiba os segredos da negociação salarial que nunca ninguém lhe contou antes”, em tradução livre).

Ameaçar o chefe com outro emprego
Com uma estratégia de negociação como esta, você está dando adeus a seu emprego, corre o risco de, com o passar do tempo, ser demitido. Penelope Trunk, coach de carreira e co-fundadora da Brazen Careerist, uma ferramenta de gestão de carreira para profissionais da nova geração, diz que nenhum bom gestor irá fazer uma contraproposta se o empregado ameaçá-lo com a possibilidade de ir trabalhar com um concorrente.

Mencionar que seu colega de trabalho ganha mais
É muito simples: o quanto você ganha é um reflexo direto do seu trabalho. Por que seu chefe deveria lhe pagar mais por causa do desempenho de um colega? Pense nisso antes de ter aquela conversinha.

Pedir um aumento durante uma reunião cujo tema foge completamente deste propósito
Uma conversa com o chefe sobre o seu mais recente passo para conquistar um cliente não serve de brecha para cavar um aumento salarial.
Dizer ao chefe: “Já faço seu trabalho, então, posso muito bem fazer o que você faz” — Se você está fazendo um bom trabalho, deve ser capaz de assumir as tarefas de seus chefes também, mas não necessariamente tomar o lugar dele. Para Penelope, é tornar mais fácil a vida do chefe, dos colegas, enfim da equipe.

Ficar comentando e lamentando seus problemas pessoais
Todos temos problemas, e seu chefe pode ser um bom ouvinte durante uma reunião particular. Mas ficar falando das dívidas pessoais e dos problemas do dia a dia como uma forma de obter aumento não vai convencer ninguém. “A pessoa recebe um aumento a partir do momento que passa a valer mais para a empresa”, diz a consultora de carreira.

Pedir um valor acima do mercado
Você não precisa ser um cientista econômico para saber que os tempos estão difíceis e que a economia não está indo tão bem das pernas. Por isso, faça uma pesquisa de mercado e veja qual é o seu real valor antes de conversar com seu gestor, aconselha Hopkinson.

Contar ao seu chefe o resultado da grande pesquisa de mercado que você fez
Parabéns, você fez o dever de casa: não cometeu o erro de ir falar com o chefe sem primeiro verificar o quanto seus pares ganham em outras empresas. Mas não chegue falando tudo o que você descobriu como se o gestor estivesse tomando conhecimento do mercado pela primeira vez. “Lembre-se: não é o mercado que está lhe pagando. Mas o seu chefe sim”, afirma Anna Post, especialista em etiqueta do Instituto Emily Post.

Pedir um aumento durante uma avaliação de desempenho nada favorável
Se o seu gestor está falando sobre sua má performance em determinado período, certamente não estará disposto a lhe dar mais dinheiro. Na verdade, diz Penelope, se você está aguardando a próxima avaliação de desempenho para pedir aumento, pode ser tarde demais: “Conquistar um aumento é um plano de seis meses e não uma conversa de seis minutos”.

Fonte O Globo Online