quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

10 TESTES QUE INDICAM A TRILHA CERTA PARA QUEM BUSCA EMPREGO

Confira se conquistar uma nova oportunidade profissional é apenas uma questão de tempo e saiba também quais os ajustes necessários para ter sucesso na empreitada

Um currículo impecável, estratégias de networking e marketing pessoal, a consciência sobre competências e táticas para fisgar os recrutadores e mandar bem na entrevista de emprego fazem toda a diferença na hora de conquistar uma oportunidade profissional. Tropeçar em alguns destes aspectos pode atrasar todo o processo, dizem os especialistas.
Mas como saber se você está no caminho certo? Pensando nisso, EXAME.com selecionou 10 testes que tratam destes temas fundamentais para quem está à procura de emprego. Que tal dedicar um tempo a eles para ter um diagnóstico preciso do que está indo bem e o que ainda precisa ser melhorado? Confira os testes:

1 Currículo
A frequência com que você atualiza o currículo, a escolha das palavras chave e maneira como você descreve a sua trajetória profissional são alguns dos aspectos para levar em conta na hora de mostrar o seu potencial para o recrutador.
A objetividade e a interação do documento com links são fundamentais na hora de elaborar um currículo matador. Faça o teste e descubra se você conhece as regras para deixar o seu na medida certa para atender às novas demandas do mercado.

2 Networking
Uma rede de contatos bem estabelecida é fundamental para qualquer profissional interessado em subir na carreira. Mas, muita gente confunde networking com coleção de cartões de visitas e nomes organizados na agenda de telefones. E, para ter sucesso na empreitada é preciso saber como transformar estes contatos em relacionamentos profissionais. Confira se você sabe fazer networking do jeito certo.

3 LinkedIn
A principal rede social profissional é uma grande aliada de quem está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho por ser uma vitrine global.
Lembre-se de que há diferenças entre o currículo convencional e o seu perfil no LinkedIn, se no primeiro a objetividade é um dos itens principais, no segundo, não é preciso economizar espaço porque quando mais completo for maiores as chances aparecer nas buscas feitas pelos recrutadores. Por isso teste se você está utilizando o LinkedIn da maneira correta.

4 A melhor rotina de trabalho para você
Os especialistas são unânimes em destacar a importância do autoconhecimento para a carreira profissional. Por isso confira qual a rotina de trabalho mais adequada para o seu perfil antes de escolher a empresa certa para vestir a camisa. Estar alinhado à cultura da companhia é o primeiro passo para se dar no novo emprego. Há maneiras de descobrir isso sem nunca ter trabalhado na empresa.

5 Trabalho em equipe
Entre as perguntas mais frequentes nas entrevistas de emprego estão aquelas que checam determinadas competências comportamentais. Uma delas é a capacidade de trabalho em equipe, uma habilidade cada vez mais valorizada pelas empresas. Faça o teste e descubra se você enxerga o grupo com um time e se a sua atitude é colaborativa.

6 Comunicação
Outro ponto de destaque na avaliação que as empresas fazem dos candidatos está relacionado à comunicação. Profissionais que são bons comunicadores tendem a ter mais chances de sucesso na carreira porque esta é uma competência exigida de quem vai assumir um cargo de chefia. Por isso, cheque se você precisa melhorar nesse quesito.

7 Marketing pessoal
A estratégia na hora de mostrar suas qualificações profissionais pode fazer você sair na frente de outros candidatos iguais ou até mais bem preparados do que você. Por mais competente que você seja não deixe de estudar algumas técnicas de marketing pessoal antes de encarar uma entrevista de emprego. Confira se você é um especialista na hora de “vender” os seus serviços.

8 Grau de atratividade para o mercado
Você é um profissional que tem tudo para ser disputado entre as empresas em busca de talentos? Quem está sempre em dia com as novidades da sua área de atuação, costuma bater metas e entregar resultados e mantém contato com headhunters tem mais chances de fisgar um recrutador e ser convidado para uma entrevista de emprego. Confira com o teste se este é o seu caso.

9 Táticas de procura por emprego
Nem sempre quem procura acha. Mas quem tem a estratégia certa tem muito mais chances de encontrar uma nova oportunidade profissional. O comportamento certo durante este momento é o pulo do gato para causar uma boa impressão nos recrutadores. Veja se as suas táticas são as mais indicadas pelos especialistas.

10 Comportamento durante a entrevista
A maneira como age, a pontualidade e a forma de se apresentar ao recrutador podem fazer você se destacar em uma entrevista de emprego. De nada adianta ser um profissional competente e ter um currículo arrasador se você colocar tudo a perder no momento mais importante do processo seletivo. Faça o teste e confira se você sabe se comportar antes, durante e depois da entrevista de emprego.
Por Camila Pati
Fonte Exame.com