terça-feira, 18 de agosto de 2020

OS SINAIS DE QUE A ENTREVISTA DE EMPREGO FOI UM SUCESSO

Confira quais são os indícios de que o candidato se saiu bem durante a conversa com o recrutador e está mais perto de conquistar a oportunidade profissional

Quando a conversa flui e o entrevistador se interessa em saber mais sobre o candidato, na opinião de Paiva, é positivo. “Se o recrutador sai do checklist técnico e parte para o lado do perfil pessoal, é ótimo”, diz Paiva.
Um bate papo mais informal ao fim da entrevista também indica que houve uma identificação entre candidato e recrutador, mas é um sinal que deve ser encarado com ressalvas, na opinião de Paiva. “Depende de quem é o recrutador. Quanto mais sênior é o entrevistador menos abertura ele vai dar, não vai ficar sorrindo, e tende a ser mais impassível, o que não significa que ele não tenha gostado do candidato. Entrevistadores em início de carreira geralmente são mais abertos”, explica.

3. O recrutador indicou quais serão os próximos passos
Se, ao final da entrevista, o recrutador explicar quais são e como serão feitas as próximas etapas do processo seletivo, comemore. Segundo o gerente da Hays, este é um forte indício de que você está no páreo.
“Quando ele se coloca à disposição, entrega o cartão de visitas e fala sobre o próximo passo, dizendo que é tal pessoa quem fará a próxima entrevista, por exemplo, é um ótimo sinal”, diz o especialista.

4. Tempo de retorno é curto
As empresas tomam o cuidado de não perder bons candidatos e por isso procuram mantê-los engajados nos processos seletivos, diz Fabiane.
Por isso, se você foi bem, o retorno deve chegar em breve. “Entre uma semana e 15 dias ele deve receber o contato da empresa. Se não receber neste período, deve diminuir as expectativas”, diz Fabiane.
Para Paiva, o tempo de retorno pode criar falsa expectativa. “Muitas vezes o processo seletivo é demorado, se ele foi o primeiro candidato a ser entrevistado, o tempo de resposta pode demorar um pouco mais e não significa que ele não foi bem”, diz. O especialista lembra que o ideal é checar o prazo com o recrutador.
Por Camila Pati
Fonte Exame.com