quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

PLANILHA DO IDEC AJUDA A CONTROLAR O ORÇAMENTO DOMÉSTICO

Facilidade da ferramenta está no fato de o usuário ter de registrar apenas os gastos, sem ter de pensar em fórmulas ou contas

 Planilha elaborada pelo Idec possibilita o controle de gastos

O Idec lançou uma planilha de orçamento doméstico para ajudar as famílias a organizarem as despesas ao longo do ano, evitando entrar no vermelho. A facilidade da ferramenta, hospedada no Excel, está no fato de o usuário ter de registrar apenas os gastos, sem ter de pensar em fórmulas ou contas, pois ela otimiza ao máximo as informações com o mínimo de digitação.
Criada pela economista do Idec Ione Amorim, trata-se de um sistema de movimentação de meios de pagamento, que contabiliza tudo o que é pago ou recebido em dinheiro, cheque, débito e cartões. Com a ferramenta é possível acompanhar a origem e destino das receitas (salários e rendimentos adicionais), identificar o hábito de consumo e os bens de serviços essenciais, controlar gastos para manter o equilíbrio financeiro, prever os rendimentos para o mês à frente, planejar e definir prioridades.
— Quando acompanhamos de perto as despesas, fica muito mais fácil identificar onde estamos gastando demais. Isso ajuda a economizar, se for necessário, e a planejar a realização de um objetivo — ressalta a economista.
A única informação que necessita ser preenchida antecipadamente é a tabela de previsão para o próximo ano, embora tais informações sejam bastante simples: basta juntar as contas deste ano e calcular a média, preenchendo o campo correspondente. Depois disso, basta acompanhar se os gastos correspondem à previsão. Se não, o consumidor deve ajustar a projeção e se enquadrar aos recebimentos.
Com passar do tempo, a base de dados de cada ano pode compor ainda planilhas comparativas com gastos de anos anteriores.
Fonte O Globo Online