sábado, 30 de dezembro de 2023

COMO REALIZAR AS TAREFAS PENDENTES ATÉ O FINAL DO ANO


As ruas estão cheias de carros, os shoppings centers estão cheios de gente, os supermercados assustam pelo tamanho das filas no caixa: calma! Apesar da correria do fim do ano, ainda dá tempo de realizar algumas tarefas antes que 2024 acabe. O escritor Fábio Zugman, autor de livros de administração e gestão, dá algumas dicas para você conseguir concretizar pelo menos parte da lista de pendências que se acumulou em dezembro.
“No último mês do ano o cansaço costuma bater. É comum vermos uma queda de rendimento, seja por achar que não dá mais tempo de fazer nada direito ou simplesmente por estar de olho nas férias”, afirma Zugman. Para lidar com esse clima de “já acabou” e tentar reverter a situação com uma injeção de ânimo, o autor sugere como  estratégia transformar o tempo restante em um jogo.
“Todos os jogos possuem limites de tempo, objetivos de curto e longo prazo e nos levam à ação. Do xadrez aos videogames, essa estrutura universal atrai nossos cérebros, nos trazendo satisfação e ajudando a completar objetivos”, diz. Na prática, o primeiro passo importante é escolher um objetivo claro.
Pode ser economizar dinheiro para o próximo ano, começar ou concluir aquele projeto na empresa, pagar uma dívida ou até começar algo novo, como estudar um instrumento musical ou fazer exercício. Depois de estabelecer esse objetivo, Zugman diz que é importante ter em mente um prêmio para chegar ao fim. “Pode ser um quarto melhor naquele hotel que você reservou para as férias, uma bela champagne para a virada do ano, presentear a si mesmo com aquele tablet novo, enfim, escolha algo que você quer (e, para falar a verdade, até está disposto a comprar de qualquer jeito) e defina seu desejo como um prêmio”, diz.
Com objetivos e prêmios definidos, o próximo passo é criar metas específicas, estabelecer quanto trabalho será necessário para chegar ao objetivo e como vai medir se está avançando. “Você pode definir passar uma hora por dia naquele novo projeto, uma hora a cada dois dias se exercitando, e assim por diante. O importante é ter momentos definidos em que você possa se esforçar e medir os resultados de seus esforços.”
Por último, deixe bem estabelecido que o prêmio que você escolheu só será conquistado caso você realmente siga o plano e chegue ao seu objetivo. “Você não pode se enganar e pensar ‘se der errado vou comprar aquela televisão de qualquer forma’. Um prêmio só terá validade se você realmente precisar seguir os passos e chegar a seu objetivo para chegar a ele”, afirma. Se preciso, anuncie isso para outras pessoas. Fale para sua família ou um amigo próximo que ele é o guardião do prêmio. Dessa forma, diz Zugman, você se sentirá comprometido a continuar no jogo para conseguir o que deseja.
Por Júlia Pitthan
Fonte Papo de Empreendedor