terça-feira, 24 de abril de 2018

QUATRO ERROS QUE OS EMPREGADORES CERTAMENTE VÃO NOTAR (E VOCÊ NÃO) DURANTE UMA SELEÇÃO

Conhecer a empresa, mostrar uma atitude positiva e ser confiante - na medida certa - contam pontos a favor do profissional

Durante a busca por um trabalho, é comum os profissionais procurarem novas maneiras de se destacar diante de seus potenciais empregadores. Ao mesmo tempo em que se preocupam em desenvolver estratégias para chamar atenção, devem ficar atentos aos pequenos erros que podem passar uma imagem negativa diante de seus interlocutores. Não está tendo o sucesso esperado na sua busca por um emprego? Confira abaixo os quatro erros que os empregadores podem estar percebendo — e você não, segundo Heather R. Huhman, especialista em carreira e ambiente corporativo do site americano Glassdoor.com:

Você está despreparado
É muito comum para os candidatos a emprego improvisar durante o processo de seleção ou entrevista, mas o empregador tem armas para descobrir se você está ou não bem preparado. Os candidatos que pretendem ter sucesso e se destacar positivamente diante do representante da empresa gastam tempo se preparando antes de enviar seu currículo, assim como antes da entrevista. Durante o processo de seleção, é importante personalizar tanto a carta de apresentação (sim, você vai precisar de uma) quanto o currículo de acordo com cada vaga pretendida. Uma rápida olhada no site da empresa pode fornecer dados importantes para que você adapte seu material de apresentação à posição oferecida pela empresa, embora uma pesquisa mais detalhada seja recomendada. Esta é uma forma de mostrar ao empregador que você está familiarizado com a missão e valores da empresa, e que você tem as habilidades necessárias para o cargo. Não desperdice o tempo do empregador, mostrando-se despreparado. Certamente, vai queimar o seu filme.

Você tem uma atitude negativa
Durante a procura de um emprego, o poder de uma atitude positiva é tudo. Ninguém quer contratar um empregado desanimado, que se mostre negativo. Uma atitude positiva e cheia de energia não só fará com que seja notado, mas certamente o diferenciará da concorrência. As empresas querem contratar não só pessoas fáceis de trabalhar e que irão dar conta das tarefas, mas também que encaram a vida com um sorriso no rosto e que se encaixam bem na cultura corporativa. Durante a entrevista, mantenha o foco em sua linguagem corporal. Você apresenta uma expressão feliz em seu rosto? Como posiciona suas mãos? Você tem um olhar atento? Sua capacidade de mostrar seu entusiasmo com relação ao cargo a que está se candidatando certamente terá um efeito positivo e impressionará seu interlocutor.

Você é excessivamente confiante
Embora a confiança seja um aspecto importante para uma busca bem sucedida de um novo trabalho, pode ter um efeito oposto para o empregador. Confiança não pode ser confundida com arrogância. Expressar confiança em excesso durante uma entrevista pode facilmente configurá-lo como um candidato pobre para alguns empregadores. Muita confiança pode significar falta de humildade e mostrar que o profissional é difícil de trabalhar em equipe. Durante uma entrevista, concentre-se em suas realizações e no que você pode trazer para a vaga oferecida e para a companhia, sem impor um ar de pretensão diante do entrevistador.

Você é antiprofissional
Seja pessoalmente, por telefone ou on-line, é fácil para os empregadores notarem o profissionalismo dos candidatos. Pode ser por um tweet inapropriado ou pela maneira como o candidato se veste para a entrevista. Com uma rápida pesquisa on-line, os potenciais empregadores podem ter acesso fácil ao perfil do candidato através de suas redes sociais e blogs. Utilize sua presença on-line para se destacar de forma positiva, aderindo aos assuntos apropriados à sua área de trabalho, por exemplo. Comporte-se on-line, evitando vocabulário vulgar e apresentar opiniões que configurem algum tipo de preconceito, pois traços negativos podem ser facilmente detectados pelos empregadores e lhe custar a vaga.

Fonte O Globo Online