quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

PARA COMEÇAR O ANO NO AZUL

Especialistas sugerem que 13º seja poupado para pagar dívidas e contas como IPVA e IPTU

Receber a parcela do 13º salário é grande oportunidade de começar o Ano Novo com as contas no azul. O consumidor que tem dúvida sobre a melhor forma de usar o dinheiro extra da época do Natal deve dar prioridade à quitação de dívidas e eliminar prestações com juros embutidos. Especialistas afirmam que antes de gastar o dinheiro é preciso fazer um diagnóstico da própria situação financeira que vive.
Eles recomendam prudência e sugerem que a remuneração adicional seja poupada para pagamento de contas como IPVA, IPTU e material escolar no começo do próximo ano.
Eliminar as contas excedentes nem sempre é tarefa fácil. Segundo os especialistas, se for possível, é recomendado usar o abono para sanar dívidas em definitivo.
O economista Gilberto Braga sugere que os endividados usem o dinheiro do 13º para limpar o nome. “As pessoas precisam readquirir o crédito e pagar o necessário para colocar as contas no controle e quitar as parcelas atrasadas”, recomenda o especialista do Ibmec, lembrando que o consumidor deve economizar para pagar as contas de começo de ano, como IPTU, IPVA e lista de material escolar.
Já o educador financeiro Reinaldo Domingos defende que os consumidores precisam poupar. “A ideia é fazer um diagnóstico da situação financeira e tentar reequilibrar o orçamento mensal. As pessoas não podem gastar mais do que ganham. Sempre que possível, é bom guardar o dinheiro”, recomenda.
Domingos afirma ainda que fazer um reserva ajuda na hora em que chegarem surpresas desagradáveis, como doenças ou demissão do emprego.

“É necessário readquirir o crédito”
Segundo o economista Gilberto Braga, do Ibmec, o consumidor endividado deve usar o décimo terceiro para readquirir o crédito e limpar o nome. O valor deve ser suficiente para quitar parcelas atrasadas.
Para quem não tem divida e quer comprar um carro, por exemplo, ele sugere, que o valor seja usado como sinal na compra. É recomendado vender o usado a particulares e aumentar o sinal.
Quem pretende viajar deve ficar atento à alta do dólar. A melhor alternativa é usar o cartão de crédito pré-pago, para viagens internacionais. O economista lembra que o consumidor precisa ficar atento também às promoções de agências de viagens nos fins de semana, que costumam ser mais baratas e, assim, usar o 13º.
Braga alerta que as prestações da casa própria não devem ser atrasadas. O consumidor deve usar o abono para eliminar parcelas.
Em caso de investimentos em previdência privada (PGBL), para descontos no Imposto de Renda, o especialista lembra que só será vantajoso se a declaração for feita no formulário completo.
Por Paulo Maia
Fonte O Dia Online