segunda-feira, 6 de novembro de 2023

IDEAL É COMPRAR PRESENTE POR SITE ATÉ O INÍCIO DE DEZEMBRO


Aproveitar a comodidade e até mesmo as promoções de lojas online para encher a árvore de Natal com presentes exige cuidado redobrado do consumidor. Há redes que garantem a entrega, a tempo, até mesmo de compras feitas nos dias que antecedem o Natal. Mas, para a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Maria Inês Dolci, quem quiser assegurar a entrega antes do dia 24, deve fazer a compra, no máximo, até a primeira semana de dezembro:
— O fim de ano tem uma demanda muito grande. Seja por atraso dos Correios ou mesmo pela falta de mercadoria em estoque, ocorre muitas vezes de o produto não chegar a tempo. Acaba sendo um problemão quando essa encomenda é um presente de Natal. Quem já sabe o que quer deve fazer a compra o quando antes, para não ter dor de cabeça.
Segundo a especialista em Defesa do Consumidor, nos casos em que o prazo acertado no ato da compra não for cumprido, a loja virtual tem que entrar em contato com o cliente e oferecer a possibilidade de devolver imediatamente o valor pago, para que ele possa fazer a compra em outro lugar.
— O bom de comprar com antecedência é que o consumidor também terá tempo para trocar o produto, caso venha com algum defeito — explica Maria Inês.

Como reclamar:
Denúncias de problemas ao comprar em sites podem ser feitas a órgãos como o Procon-RJ (telefone 151) e à Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), pelo 0800-2827060.

Por Ana Paula Viana, Andréa Machado e Rafaella Barros
Fonte Extra – O Globo Online