quinta-feira, 17 de outubro de 2019

CINCO DICAS PARA FAZER BOM PROVEITO DO PERÍODO DE AVISO PRÉVIO

Quando você está nos últimos dias antes da saída, voluntária ou não, de uma empresa, é importante tomar algumas providências

Você acabou de ser demitido ou de pedir demissão de uma empresa e, finalmente, o período do aviso prévio, que pode chegar a 90 dias, chegou ao fim. Você e o seu gestor conseguiram lidar com alguma tranquilidade com a situação, porém, é necessário tomar algumas atitudes para finalizar a sua trajetória no seu antigo emprego sem maiores traumas. O site de empregos americano Glassdoor listou cinco ações essenciais para evitar futuros problemas, após o vencimento de seu aviso prévio:

1. O que checar no setor de recursos humanos
Obtenha cópias de todos os acordos que assinou enquanto trabalhava. Eles podem ter informações importantes sobre os benefícios que você deve receber ao sair da empresa ou estipulações sobre o que pode ou não fazer. Por exemplo, você pode ter assinado um contrato de não concorrência que o impeça de trabalhar para um concorrente por um determinado período de tempo depois de sair. O RH também terá informações sobre algum plano de previdência que você tenha assinado enquanto estava empregado e informará se é possível continuar a investir nele, mesmo depois de entrar em outra empresa. E por último, mas talvez mais importante, você deve se informar sobre o seu provedor de seguros. Por lei, uma vez que você deixar a empresa, seu provedor deve oferecer a possibilidade de estender sua cobertura de seguro-saúde atual até um certo tempo, pagando determinada taxa normalmente maior do que você estava pagando através de seu empregador. Se você não tem outro emprego alinhado ou enfrenta algum período de tempo sem cobertura de seguro-saúde, isso pode ser importante.

2. Deixe o seu trabalho em ordem e, assim, uma boa imagem
Lembre-se: mesmo que você esteja saindo, todos os seus colegas e chefes estão ficando para trás. É bom que eles fiquem com uma boa imagem sua, após a sua saída. Afinal, nunca se sabe do futuro, você pode trabalhar com eles novamente ou querer usá-los como referência em uma outra corporação. O primeiro passo é organizar todo o seu trabalho, de modo que consiga deixar o máximo possível pronto, antes de sair. É legal também listar todos os projetos pendentes, em ordem de importância. Se você deixar uma pilha enorme de trabalho, desorganizado e inacabado para seus ex-colegas, pode ter certeza de que não será muito querido por eles.

3. Obtenha referências
É essencial obter referências de colegas importantes, para deixar clara a sua boa relação com a equipe. Enquanto você ainda está entre eles é mais fácil lembrá-los. Uma vez que você saiu, pode ser difícil obter as referências e recomendações.

4. Não estrague a sua trajetória na saída
Você pode ter o desejo de contar para o recursos humanos o que realmente pensa da empresa, do chefe e dos colegas durante a entrevista de saída, mas resista a essa vontade a todo custo. Você pode pensar que está fazendo algo de bom, mas está apenas se prejudicando. No momento do desabafo, o sentimento vai ser positivo, mas o arrependimento virá no momento seguinte. Invoque a maturidade e o equilíbrio para evitar este grande erro. A partir do momento em que você está deixando a empresa, o RH vai imaginar que o seu ponto de vista está afetado por esse baque. O setor entenderá que você não tem maturidade e, assim, jamais será bem-vindo de volta.

5. Dê “Até logo!”
Escreva um e-mail para seus colegas de trabalho dizendo-lhes o quanto adorava trabalhar com eles e desejando-lhes boa sorte no futuro. Certifique-se de não enviar este e-mail para muitas pessoas — você não precisa se despedir do CEO da empresa, a menos que você tenha trabalhado diretamente com ele. E tenha certeza de que não deixou ninguém importante de fora, a pessoa pode se sentir menosprezada. O ideal é que deixe também suas informações de contato na parte inferior do e-mail, caso algum colega queira te encontrar, até para indicá-lo para alguma oportunidade profissional.

Após tomar todas essas atitudes, só resta virar a página e partir para os seus novos projetos profissionais.
Fonte O Globo Online