sábado, 30 de maio de 2020

VOCÊ ANDA ESTRESSADO?

Livre-se do Estresse e Garanta a Juventude

O estresse, que parece ser a vedete do século XXI, foi chegando de mansinho e dominando a mente de médicos e pacientes:
– Você precisa relaxar – diz o médico ao paciente – pois dessa forma acabará tendo um infarto!
– Ah, doutor, então quer dizer que o estresse mata?
De certa forma sim. O que antes intuímos como não sendo bom para a nossa saúde, o estresse, hoje sabemos que ele pode não somente levar à morte precoce como de acordo com a Organização Mundial de Saúde, doenças mentais incluindo as enfermidades relacionadas ao estresse serão, no ano de 2020, a segunda maior causa de incapacitação.
Mas afinal o que é o estresse? O estresse acontece quando o nosso corpo se sente ameaçado e responde a estímulos físicos ou emocionais lançando na corrente sanguínea uma série de hormônios que nos dão mais força e energia para enfrentar, por exemplo, situações de desafio. A resposta rápida e automática é conhecida como “Resposta ao Estresse”.
No entanto, nem todo estresse é ruim. Ele não somente pode nos ajudar a manter o foco como também pode nos auxiliar numa entrevista de emprego ou ainda em situações de emergência quando precisamos reagir com rapidez para evitar, por exemplo, um acidente de carro.
O estresse torna-se um problema quando o mecanismo fisiológico “Resposta ao Estresse” é acionado continuamente por estímulos diversos que, na vida moderna, tornaram-se uma constante. Nessas situações o sistema nervoso simpático é acionado estimulando a produção de um hormônio chamado cortisol. À medida que os níveis de cortisol aumentam, diminui a relação entre o cortisol e outro hormônio conhecido como “Hormônio Antienvelhecimento” – DHEA. Entre muitos efeitos fisiológicos o DHEA está associado ao bom funcionamento do sistema imunológico, estímulo de depósito ósseo, diminuição dos níveis de colesterol e construção de massa muscular. Enquanto isso, níveis constantes e elevados de cortisol relacionam-se ao aumento de açúcar no sangue, associado à diabete tipo II, ganho de peso, osteoporose, pressão alta, colesterol alto, problemas de coração, depressão, doenças do sistema imunológico, alergias, insônia e inúmeras outras doenças.
No dia-a-dia somos bombardeados por diferentes tipos de estresse. Por exemplo, quando nos preocupamos com coisas ou acontecimentos sobre os quais não temos controle (estresse interno), estamos, inconscientemente, acionando o mecanismo do estresse.
Em cidades como São Paulo o fator segurança representa uma ameaça muito grande à saúde de todos, uma vez que vivemos sob constante apreensão devido à violência a que somos expostos diariamente.
Outros tipos de estresse relacionam-se ao estresse ambiental, provocado por barulhos excessivos, acúmulo de pessoas, trânsito e trabalho; e o estresse emocional, relacionado a qualquer grande evento da vida. Por exemplo, morte em família, doença, casamento, divórcio e perda do emprego.


Hoje, muito mais que os nossos antepassados, estamos sujeitos a diversos fatores estressantes em função do crescimento mundial, competitividade e o estilo da vida moderna. Assim sendo, parece que viramos vítimas desse mecanismo natural que, descontrolado e ativado continuamente, escreve, diariamente, a nossa sentença de saúde e qualidade de vida. Certo?
Apenas em parte, pois há muitas maneiras e técnicas que permitem controlar, prevenir e até mesmo reverter algumas doenças relacionadas ao estresse: Caminhar, se exercitar, escrever um diário, tomar um longo banho, brincar com um animal de estimação, ouvir música, massagem e jardinagem são apenas alguns recursos simples que auxiliam o relaxamento.
Por outro lado, hoje também existem técnicas de relaxamento desenvolvidas e aperfeiçoadas com o auxílio da ciência que podem nos trazer grandes benefícios – A Imaginação Guiada é uma delas. A vantagem da técnica é que, ao contrário da visualização simples, a Imaginação Guiada usa os cinco sentidos e induz a mente e o corpo a experimentar uma sensação de felicidade e amor, revertendo o mecanismo da “Resposta ao Estresse” para “Resposta ao Amor”.
Assim sendo, a técnica pode ajudar muito a equilibrar os níveis dos hormônios cortisol e DHEA no sangue, lembrando que mais DHEA na circulação sanguínea é sinônimo de JUVENTUDE!
Sugestão? As férias estão aí, aproveite para relaxar e dar ao corpo a chance de voltar ao equilíbrio.
Por Rosanne Martins