quinta-feira, 25 de julho de 2019

OS 10 PRINCIPAIS DESAFIOS DO DIVÓRCIO

Acabou o casamento? Saiba como superar o momento e aproveitar o que tem de bom na nova situação

Caso não tenha tido filhos, as alterações serão leves e o melhor é cortar de vez qualquer relação com a outra pessoa

O divórcio foi inevitável e já não há mais o que fazer? Então, meu caro, é hora de pensar na sua nova vida de solteiro. Se você não teve filhos com ela, esqueça. As alterações na sua vida serão leves e o melhor é cortar de vez qualquer relação com sua ex-mulher — pelo menos durante um bom tempo. Mas se você teve filhos, a relação com ela será para sempre e sua vida se transformará radicalmente. Siga, abaixo, os dez principais aspectos de sua nova vida — e o que você deve fazer para diminuir o impacto dessas mudanças.

Dinheiro
Dizem que divórcio é sinônimo de prejuízo. Nada é mais verdadeiro. A divisão das economias empobrece ambas as partes e isso é inevitável. Você vai perder reservas e aumentar os custos da sua vida.  
Prepare-se: faça um orçamento realista do que você vai enfrentar a partir de agora, incluindo pensão para os filhos, aluguel e suas novas atividades de solteiro. Não hesite em cortar custos.

Filhos
Não os perca de vista. O contato com eles será menor do que costumava ser e é preciso se adaptar a esse novo ritmo de vida.  
Mas persista: é fundamental que você adquira logo o hábito da visitação. No mínimo, uma vez por semana.

Amigos
Vocês se divorciaram e agora, quem fica com os amigos? Amigos são para sempre, mas a dura realidade é que, na separação, há também uma divisão natural daqueles com quem você mais convivia, enquanto casal. Por outro lado, é provável que o seu meio social mude naturalmente. Homens solteiros provocam um certo desconforto no relacionamento com casais. É muito mais fácil relacionar-se com outros solteiros e, claro, solteiras.

Casa
Depois de um tempo morando com mulher e filhos, morar sozinho é uma revolução na vida. Há várias questões novas que antes não existiam ou que não faziam parte de suas atividades. Como compras, pagar contas, lavar roupa, manter a casa limpa e arrumada e estar pronto para receber visitas. Você vai adquirir funções na sua vida e isso toma tempo. A não ser que você faça o tipo de solteirão que mora numa casa suja, desarrumada e que o único lugar para sentar é uma cadeira bamba.

Identidade pessoal
Afastar-se de seu núcleo familiar representa, muitas vezes, a perda da sua identidade. Quem sou eu sem minha mulher e meus filhos? Essa pergunta pode rondar sua mente nos primeiros momentos depois da separação. Por isso, é importante você ir atrás de referências, antigas ou novas, que reforçam sua identidade. Em outras palavras, procurar pessoas, lugares e adquirir hábitos que sejam realmente o que você quer e procura. Ficar solto na vida faz com que, muitas vezes, você acabe se relacionando com pessoas que não quer e frequente lugares que nada tem a ver contigo.

Família
Por mais que você encontre seus filhos, eles não moram mais com você (salvo se você assumir a guarda deles). Na prática, você perdeu a sua família. É importante você recuperar a sensação de que não está só no mundo e, para isso, o melhor é voltar-se, um pouco mais, para familiares que antes estavam mais distantes — como irmãos, primos, tios e tias.

Estilo de vida
Aqueles hábitos que você tinha antes de separar-se — atividades de lazer, por exemplo — agora serão diferentes. Você toma as decisões sozinho e boa parte do seu tempo livre estará sozinho também — mesmo que você tenha uma namorada. Há muitos aspectos positivos nessa situação, mas com certeza ocorre uma mudança decisiva na dinâmica de suas atividades. Saiba conviver com você mesmo.

Mulheres
É normal que, nos primeiros meses (e até anos), você se anime com a possibilidade de variar de parceira constantemente. Mas manter esse ritmo de vida tem seu preço e exige, com certeza, uma estrutura emocional consistente. Afinal, ter muitas parceiras significa não ter nenhuma. Você com certeza vai se divertir muito. Mas vai perder aquela companheira de todos os dias. Não dá para ter os dois.

Atividades sociais
Homens casados têm atividades sociais diferentes de homens solteiros. Por mais que digam o contrário, na prática é o que acontece. Ir a um bar sozinho ou com outros solteiros e solteiras é bem diferente do que ir com sua mulher, ainda que seja no mesmo local. Frequentar casas de amigos também é uma experiência diferente. Um homem solteiro sempre está faminto: de comida, de mulher e de companhia.

Tempo livre
Não é o fim de semana dos seus filhos. Você está sem namorada. Seus amigos já tem compromisso e você sobrou. Isso seria quase impossível acontecer se você estivesse ainda casado. Mas, solteiro, pode ser uma situação bem frequente. E agora? Se desesperar com isso é o pior sintoma do separado. Esqueça os bons tempos de casado. A tua solidão pode ser agora, se você souber lidar com ela, bem melhor do que era antes.
Fonte Exame.com