terça-feira, 9 de junho de 2020

COMO FAZER O ACOMPANHAMENTO APÓS UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

Site americano de carreiras lista cinco dicas para fazer o follow-up depois de uma entrevista para uma vaga

Você fez uma entrevista para um emprego dos sonhos. Os recrutadores prometeram entrar em contato em breve, fosse a resposta positiva ou negativa. Mas, depois de duas semanas, nenhum e-mail ou telefonema de retorno. O que fazer, então? O site JobMob listou cinco dicas para ajudar a fazer o acompanhamento, ou “follow-up”, pós-entrevista. Segundo o site, especializado em carreiras e emprego, é comum candidatos qualificados perderem uma vaga simplesmente porque não demonstraram interesse após o encontro com os entrevistadores. Veja as dicas:

1. Não saia da entrevista sem pegar o cartão de visitas do entrevistador
Se, ao final do encontro, os representantes da empresa perguntarem se ainda restam perguntas, não deixe de pedir o cartão de visitas.

2. Envie um e-mail de agradecimento
Ao chegar em casa após a entrevista, envie um e-mail agradecendo pela oportunidade e aproveite para manifestar seu interesse pela vaga novamente. Isso vai mostrar ao recrutador que você é sério e realmente tem vontade de trabalhar na empresa. Provavelmente, essa ação ajudará o candidato a se destacar em relação aos outros que não enviaram o e-mail.

3. Envie uma carta de agradecimento
Essa dica talvez seja específica para o mercado americano, mas, segundo o JobMob, mandar uma carta após a entrevista também ajuda a mostrar seriedade e comprometimento com a vaga. A recomendação é que a carta seja escrita à mão e que o candidato aproveite para reforçar alguns pontos comentados durante a entrevista.

4. Ligue para verificar
Uma semana depois da entrevista, ligue para a empresa e procure saber sobre o andamento do processo seletivo. Se não conseguir falar diretamente com a pessoa que o entrevistou, deixe um recado. Sete dias depois de ligar, vale mandar um novo e-mail para se informar.

5. Por último, não exagere na cobrança
É importante fazer esse acompanhamento, mas é preciso ter cuidado para não forçar a barra. Lembre-se que o responsável do RH que fez a entrevista provavelmente está ocupado com outros processos seletivos. Não ligue ou mande e-mails mais de uma vez na semana seguinte à entrevista. Dê tempo para que possam responder e, quando falar ao telefone com o entrevistador, seja gentil e não apenas pergunte se conseguiu o emprego. A técnica do follow-up pode ajudar candidatos a conquistarem uma vaga, desde que seja usada com moderação e bom senso.
Fonte O Globo Online