sábado, 17 de fevereiro de 2024

GANHOU ALGUNS QUILINHOS NO CARNAVAL? FAÇA UMA DIETA DETOX


Seu Carnaval foi engordativo? Abusou dos salgadinhos? Bebeu muitos drinques? Atacou guloseimas? Agora ficou com peso na consciência (e na balança), né. Tudo bem, não precisa se desesperar. O melhor a fazer é investir em uma dieta desintoxicante de curta duração. Quer saber como? Veja aqui as sugestões da nutricionista funcional Daniela Jobst, de São Paulo, publicadas na revista CLAUDIA:

• O primeiro passo é cortar frituras, açúcar, bebidas gasosas e com alto teor do sódio (como os refrigerantes, mesmo os diet), além de carboidratos refinados, como massas e pães feitos com farinha branca. Evite também as fibras, que podem levar ao inchaço.

“O objetivo é dar um choque no corpo. A dieta vai estimular o fígado a fazer uma limpeza e eliminar toxinas, mas deve ser mantida por quatro dias, no máximo, pois é muito radical”, alerta a especialista.

• No café da manhã, consuma 2 colheres de cereais (flocos de arroz, milho ou aveia) misturados com 1 copo de leite ou iogurte desnatado. Essa dupla fará seu intestino funcionar direitinho. Inclua também uma fruta pouco calórica, como pêra ou abacaxi.

• Na hora do almoço, faça um prato com duas porções de proteínas magras: uma de carne grelhada (peito de peru, atum ou filé-mignon) e uma de queijo (como a mussarela light). Elas são importantes para a reposição dos músculos. Acrescente legumes levinhos, como tomates-cereja ou minicenouras, que são ricos em vitaminas e sais minerais. Perceba que aqui não entram carboidratos.

• Você tem direito a um lanchinho, que pode ser entre o café da manhã e o almoço ou entre o almoço e o jantar. Prepare uma vitamina de fruta sem açúcar. Você pode usar framboesa, abacaxi, pêssego ou morango. Bata com leite desnatado. Para dar uma turbinada, acrescente uma colher de óleo de linhaça.

• No jantar, você pode incluir carboidratos, como uma batata média assada ou duas colheres de arroz integral cozido. Eles vão repor as energias perdidas ao longo do dia. Inclua também uma porção de proteína magra (como filé de peixe ou de frango) e legumes. Boas sugestões são ervilhas cozidas, champignon, abóbora ou abobrinha refogados no azeite. Sim, aqui entra uma porção da gordura do bem!

Depois dessa dieta, você se sentirá mais leve. É possível emagrecer até 3 quilos e perder até 3 centímetros de barriga!
Por Patrícia Giuffrida