quarta-feira, 11 de julho de 2018

4 DICAS PARA SE MOTIVAR AO ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Para estudar disciplinas com conteúdo extenso, especialistas recomendam dividi-las em tópicos

 
Divida as disciplinas em tópicos e estabeleça prioridades no programa de estudo

Diante de disciplinas muito extensas ou complicadas, se descabelar parece um caminho inevitável. Mas, para passar em um concurso público, é preciso dominar todo o conteúdo do edital, inclusive aquelas matérias que você não gosta ou tem dificuldade para compreender. Alexandre Maia, psicólogo e autor do livro “Preparo emocional para concursos” diz que o lado emocional nesse caso é parecido com o de uma criança: cria barreiras para aqueles assuntos que não gosta ou complicados.

As quatro dicas para motivar seus estudos:
1. Divida a matéria em tópicos
Se a matéria for macroeconomia, por exemplo, Alex Mendes, professor de economia da Academia do Concurso, recomenda que o concurseiro escolha um tópico e estipule um prazo para concluir.
Para ele, além de facilitar a organização, à medida que o candidato avança nos tópicos, a produtividade aumenta e o aprendizado da disciplina como um todo fica mais fácil.

2. Dedique mais tempo para esse assunto
Para Sérgio Camargo advogado e especialista em concursos, se o conteúdo além de extenso é denso, o ideal é separar mais horas de estudo.
“Não é questão de dedicar mais horas consecutivas, não adianta o candidato estudar 12 horas sobre aquela matéria que tem dificuldade. O ideal é separar 2 horas diárias do programa de estudo, até aprender”, explica.

3. Domine a teoria
Para Mendes, o concurseiro tem a ideia equivocada de que ao ler sobre a disciplina já pode fazer exercícios sobre o assunto. “Quando ele se depara com um exercício de nível mediano a elevado, a autoestima não aguenta”, afirma. Dessa maneira, o rendimento dos estudos acaba comprometido.
Especialistas recomendam estudar a teoria das disciplinas exaustivamente. Exercícios e simulados devem ser feitos ao longo do planejamento de estudos.

4. Deixe os tópicos ou matérias mais complicadas para o final
Quanto mais seguro o candidato estiver, mais preparado ele estará para encarar as matérias que tem dificuldade. “O estudo forçado só fará com que a empatia com aquela disciplina aumente. O emocional não lida bem com bloqueios”, explica Maia.
Por isso, o psicólogo recomenda iniciar o estudo pelos tópicos que ele acredita serem mais prazerosas de estudar. Com o tempo, o candidato sentirá mais preparado para enfrentar o que considera mais complexo.
Por Camila Lam
Fonte Exame.com