quinta-feira, 10 de agosto de 2023

PROJETE SUA VISÃO PARA O FUTURO


O passado serve apenas como um referencial: se foi bom ou ruim, não importa, pois o passado – o seu passado – nada tem a ver com seu futuro. Seu futuro depende daquilo que você pode fazer concretamente agora, baseado naquilo que você quer para você, com base em suas opiniões, e não nas opiniões alheias. Se seus colegas de trabalho te olham torto ao saberem que você planeja conquistar voos maiores, isso não importa e não irá fazer a menor diferença na sua vida: daqui a uma década, você estará olhando para trás saboreando os frutos de uma colheita que custou muito suor, mas que proporcionou muita gratificação. Seus futuros ex-colegas de trabalho? Provavelmente estarão a ver navios.
Volte seu olhar para o futuro, pois é nele que você habitará nos próximos anos e nas próximas décadas. Nunca vá atrás de nada menos do que você é capaz de realizar. Você só está aqui hoje porque houve uma geração – a geração dos seus pais – que proporcionou as condições necessárias para que você pudesse ter uma vida melhor. E a geração de seus pais somente prosperou e teve essa visão em relação a você porque a geração anterior, a dos seus avós, teve essa preocupação em relação aos seus pais, ainda que em precárias condições.
Logo, você tem a obrigação de fazer com a sua geração seja melhor do que a de seus pais, e seus filhos terão a obrigação de que a geração deles seja ainda melhor do que a sua. Não se trata de uma visão “forçada” da realidade das coisas: isso é assim porque a evolução da humanidade caminha nesse sentido: uma geração sempre vivendo mais e melhor do que a anterior, que a antecede. Se é assim em termos coletivos, por quê não haveria de ser assim também com sua própria família? Não caminhe em descompasso com a ordem natural das coisas, e sobretudo não retroceda. O fato de você provavelmente viver em condições de conforto maiores do que a de seus pais não lhe dá o direito de aniquilar todas as conquistas que foram edificadas sob as gerações anteriores e… retroceder.
Sempre há pontos de nossas vidas que podem ser melhorados: podemos estudar mais, podemos trabalhar mais, podemos aprender mais, podemos viver mais, e tudo com mais qualidade e melhores ferramentas de apoio. É preciso que você deixe a preguiça, as lamentações, as opiniões alheias e os problemas de lado, e passe a se concentrar naquilo que de fato irá fazer diferença positiva em sua vida, ainda que para isso você tenha que pagar um preço. Não desanime nem fique inerte diante dos acontecimentos ao seu redor: use suas forças e suas virtudes para transformar sua vida naquilo que você deseja que ela seja. Pois ela será o resultado daquilo que você fizer com os recursos – tempo, dinheiro, energia – que estão às suas mãos.

Resumindo:
Sua maior virtude está em provar para você mesmo que aquilo que está dentro de você é maior do que aquilo que está no mundo, e que não haverá obstáculo algum – por maior que seja – que impedirá você de conquistar seus sonhos, pois é por eles que você está fazendo sua vida valer a pena.
Fonte Valores Reais