sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

COMO GANHAR DINHEIRO COM O MEU SITE?


O desafio é saber qual modelo de negócio escolher, diz especialista

Os modelos de negócios digitais são razoavelmente conhecidos e raramente inovadores em si (com brilhantes exceções, como o advento das compras coletivas). O desafio é sempre qual modelo escolher (ou qual a combinação deles) e, mais do que isso, qual a sua capacidade para executá-lo.
Esse não é um tema fácil de categorizar, mas podemos tentar mapear alguns diferentes tipos de negócios digitais a partir de referências acadêmicas e de negócio. O mais simples de todos é o de fabricante direto e o de distribuidor e varejista multicanal. Para este, a internet é mais um canal de conversão de vendas, com poucas diferenças quando o foco é B2C ou B2B. Dafiti, Whirpool e B2W são alguns exemplos.
Outro tipo de negócio digital é o que chamamos de infointermediário, que é aquele que processa informações de terceiros, agrega valor a elas e vende conversão adicional ou propaganda. É o caso do Buscapé, Mundi e do próprio Google. Um dos tipos mais difíceis de montar é o marketplace, que são dois negócios em um só: montagem eficiente de catálogo (ou compra) e outro em venda (como um varejista).
Outro modelo envolve conteúdo e publicidade. Não importa se você é um grande grupo de mídia ou um blogueiro talentoso, se você tem tráfego, você pode monetizar cada centímetro de seu site com um valor definido para anúncio de produtos. A publicidade online evolui de acordo com o que você lê, onde você está e com seus padrões de uso da web.
Também temos o modelo de consultoria, que pode ser generalizado, mas que possui exemplos como a Digital Telepathy, que presta serviços de criação remotos, e casos de sucesso em treinamento e educação nos quais o canal de prestação é apenas a web.
Não podemos nos esquecer dos modelos de corretagem, como os serviços financeiros. Um bom modelo é o de venda de assinatura pela web para prestação de serviços digitais, como o DropBox. Neste contexto, é importante separar o conceito de página na qual ocorre a venda (landing page) e o serviço que, de fato, é prestado. Ainda temos o programa de afiliados, no qual você pode oferecer uma receita transacional para viabilizar o fechamento de negócios entre compradores e vendedores.
O modelo que mais gera valor é aquele que une comunidades, controle da venda de bens e serviços, propaganda e hardware em um sistema aberto. O conceito de jardim murado, aperfeiçoado pela Apple, consiste em webs com regras próprias dentro da grande web. Neste grupo segmentado, o controlador define a estratégia de distribuição, que é centralizada e taxada. Isto afeta a forma com que os usuários se comunicam, navegam, buscam e transacionam dinheiro. Como exemplos, temos competidores gigantes como Apple, Amazon, Google, Sony e Microsoft.
Entender suas diferentes opções de ganhar dinheiro na internet é só o primeiro passo para ter êxito na rede. O importante é ter certeza de que você está usando as armas que tem corretamente e de que está em uma área que realmente gosta.

Por Fernando De La Riva
Fonte Exame.com