sábado, 17 de agosto de 2019

10 DICAS PARA VIVER MAIS

Comer e dormir bem, estar em constante atividade, tomar sol, beber água, consultar o médico regularmente e cultivar a espiritualidade são as dicas dos especialistas

Alimentação
A boa alimentação diminui a necessidade de remédios, diz o especialista em envelhecimento Kose Horibe. E, para se alimentar bem, não há mistério, diz a nutricionista Mônica Dalmácio: “Prefira os alimentos frescos, frutas, legumes, verduras, carnes, e evite o que é enlatado, empacotado, embutido, cheio de conservantes, sal e gordura. O problema hoje é que, por falta de tempo, as famílias não comem mais arroz e feijão, e o índice de consumo de frutas, legumes e verduras é baixíssimo. As pessoas preferem comer alimentos industriais, sem pensar no que isso pode acarretar no futuro”. Substâncias industrializadas como embutidos, gorduras e doces podem aumentar a produção de radicais livres.

Água
O mais importante é beber água, para fazer os órgãos funcionarem bem: em média 2,5 litros por dia, segundo o geriatra Márcio Niemeyer. Quem faz atividade física pesada produz mais radicais livres, e deve tomar ainda mais cuidado com a hidratação. Toda ingestão de líquidos entra nesta conta, mas algumas bebidas são melhores que outras: quem toma muita Coca-Cola, exemplifica o médico, deixa de absorver cálcio e fósforo na quantidade ideal. E nada de beber água demais para enganar a fome.

Exames periódicos
É melhor prevenir do que remediar. Fazer exames na frequência determinada pelos especialistas ou procurar um médico ao perceber que algo não vai bem evitará maiores problemas. O médico Alexandre Kalache lembra que exames preventivos, como a mamografia, para o câncer de mama, e técnicas como o toque retal, no caso do câncer de próstata, podem salvar vidas.

Suplementos vitamínicos
Só devem ser usados por atletas ou pessoas com problemas para ingerir um determinado nutriente. Quem está bem de saúde pode até se prejudicar se tomá-los: uma pessoa que ingira muita vitamina A, por exemplo, fica mais propensa a sofrer lesões e a ter hepatite. Se a vitamina em excesso no organismo for a E, o risco é ter um distúrbio na coagulação do sangue.

Menos é mais
Comer menos é bom. A partir dos 30 anos, as funções do corpo iniciam uma linha descendente; logo, ele não precisa de tantas calorias para se manter. O correto é comer moderadamente, a cada três horas. Pode-se somar uma média de 20 calorias por quilo para calcular as necessidades diárias, diz Márcio Niemeyer.

Equilíbrio
Além de comer bem, dormir o suficiente, praticar exercícios e evitar vícios, equilibrar o tempo dedicado a trabalho, família e amigos evita o estresse e, portanto, previne males como depressão e ansiedade e proporciona mais qualidade de vida.

Atividade constante
Aqui não se fala apenas em exercício físico. Especialista em anti-envelhecimento, o cirurgião plástico Kose Horibe diz que nossa cultura é a de trabalhar e, depois, deixar o corpo repousar, na época da aposentadoria. Mas, comparando nosso corpo a uma máquina, ele diz que é preciso manter-se ativo: afinal, o homem foi “projetado” para tal.

Sol
É praticamente a única fonte de vitamina D, e fundamental para evitar problemas ósseos e dentários, diz Mônica Dalmácio. Outra é o óleo de fígado de bacalhau. A nutricinista recomenda de 15 a 20 minutos de exposição ao sol por dia, nos horários adequados (bem cedo ou no fim da tarde).

Espiritualidade
Kose Horibe lembra que até a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, para ter saúde, é preciso ter equilíbrio entre corpo, mente e espírito, no sentido de estar em harmonia com a natureza.

Nunca é tarde
Claro que o ideal é cuidar-se desde cedo, mas Alexandre Kalache diz que mesmo quem começa a fazer atividades físicas em idade avançada tem ganhos osteomoleculares, emocionais e na capacidade ventilatória, além de prevenir ou controlar problemas como hipertensão, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Por Lílian Fernandes
Fonte O Globo Online