quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

COMO PASSAR EM TESTES FÍSICOS DE CONCURSOS

Testes físicos: etapa difícil em concursos públicos

A segurança de um emprego público é, atualmente, objetivo de grande parte das pessoas. Uma das etapas que os candidatos devem superar para atingirem essa meta são os exames físicos.
como esses testes geralmente acontecem depois da prova intelectual, os candidatos deixam de lado o treinamento, preocupando-se com a preparação apenas se forem aprovados. Dependendo do nível de condicionamento, são necessárias de 8 a 12 semanas para uma boa preparação.
Além disso, deve-se respeitar um dos princípios fisiológicos do treinamento: a especificidade. Esse princípio diz que o treinamento deve ser conduzido o mais próximo possível da atividade que a pessoa desempenha. Parece óbvio, mas muitas pessoas ainda pecam nesse ponto.

Testes físicos
Vejamos, por exemplo, o exercício na barra fixa: o exercício mais específico é o próprio treinamento na barra. Nesse caso, pode-se até treinar o exercício “puxada no pulley”, mas ele não será tão específico quanto treinar diretamente na barra fixa. O que aconteceria, nesse exemplo, é o que se chama de transferência do treinamento - quando você tem benefícios adquiridos com exercícios similares.  Assim, um maratonista que treina pedalando pode desenvolver seu condicionamento aeróbio, mas só atingirá uma faixa ótima de desempenho se respeitar o princípio da especificidade.
O ideal é que um bom professor de Educação Física analise cada teste que serão realizados nos exames físicos e prescreva os exercícios para melhorar o desempenho na hora da avaliação. O fator psicológico nessa hora conta muito e estar bem preparado fisicamente garante mais tranquilidade aos candidatos.

Fonte Fitness Solutions