segunda-feira, 28 de novembro de 2022

5 DICAS PARA FAZER SEU TEMPO RENDER MAIS

Especialista em produtividade Christian Barbosa ensina empreendedor a planejar melhor sua rotina e se livrar de tarefas operacionais para focar nas estratégicas

Confira as dicas do especialista em produtividade Christian Barbosa para planejar melhor sua rotina e fazer seu tempo render mais:

1. Limite suas horas de trabalho
Um erro frequente entre os empreendedores é acreditar que a energia para se dedicar ao negócio é ilimitada. “O empreendedor tem uma relação de paixão com o seu negócio, por isso tem dificuldade em limitar o tempo dedicado a ele”, diz Barbosa. O risco é acabar sacrificando a vida pessoal e até o negócio, já que uma hora o excesso de trabalho cobra seu preço. “É preciso estabelecer um limite de horas dedicadas à empresa por dia, que vai variar conforme as circunstâncias de cada um. Um empreendedor muito jovem, sem esposa ou filhos, pode ter mais tempo disponível que um mais maduro”, exemplifica. O importante é definir uma carga horária e tentar respeitá-la para garantir que o tempo reservado ao trabalho seja realmente produtivo.

2. Aprenda a delegar
Muitos empreendedores acabam sobrecarregados de trabalho porque centralizam em suas mãos tarefas que poderiam ser delegadas. Saber dividir responsabilidades é um atributo importante de um bom líder. “Faça uma avaliação diária das tarefas operacionais que podem ser delegadas, assim você poderá se concentrar mais no que é estratégico para a empresa”, aconselha Barbosa. O especialista aconselha que o empreendedor reserve algumas horas do dia ou até mesmo um dia da semana para se dedicar apenas a pensar estrategicamente sobre o negócio.

3. Acabe com as interrupções
Uma das principais causas por trás da perda de produtividade em um negócio são as frequentes interrupções. Segundo Barbosa, o empreendedor deve fazer um diagnóstico para identificar por que está sendo sempre interrompido. “Como dono do negócio, ele vai ser sempre muito solicitado. Mas se nada funciona sem ele, significa que há falhas na comunicação”, explica o consultor. Se as funções de cada funcionário e os processos necessários para o negócio funcionar estiverem claros, o empreendedor será menos requisitado e a empresa funcionará naturalmente, sem a necessidade de intervenções constantes.

4. Não seja refém dos meios digitais
A checagem compulsiva da caixa de e-mail é outra fonte de desperdício de tempo. Determine horários para verificar o correio em vez de ficar acompanhando (e tentando responder) cada mensagem nova que chega. O mesmo vale para as redes sociais. “Delimite horários para entrar e desabilite as notificações por e-mail de novas fotos ou mensagens associadas ao seu perfil. Do contrário, a tentação de entrar toda hora é muito grande”, aconselha Barbosa.

5. Planeje sua rotina
Uma maneira eficaz de evitar distrações e otimizar o tempo é planejar o dia a dia com antecedência. “Planeje sempre três dias para frente. Coloque tudo na agenda para evitar o excesso de trabalho e o estresse”, recomenda Barbosa. Ter uma visão geral das próximas obrigações e compromissos é o primeiro passo para identificar e passar para frente tarefas que podem ser executadas por outros.
Fonte Exame.com