domingo, 30 de setembro de 2018

“COMPAIXÃO NOS DIAS DE HOJE”


O que significa compaixão?
A gente quase não encontra mais esta palavra tão doce circulando nos meios de comunicação e, mais ainda, em nosso vocabulário. Ao contrário, tendemos a substituir a palavra compaixão por pena, o que é pior! Compaixão é o ato desinteressado de sentir a necessidade do próximo, seja um sofrimento ou qualquer aflição...
É também a energia amorosa que emana do coração quando, além de nos identificarmos com a dor alheia como se fosse nossa, tomamos uma iniciativa em auxiliar este ser, seja outra pessoa ou um animal.
Pena, ao contrário, nos aprisiona, pois além de ver o outro como “mais fraco” do que nós, nada fazemos em direção a ele e o deixamos lá, entregue à sua própria dor.
Compaixão significa sentir e agir corajosamente, vendo no outro um irmão, tão capaz quanto nós. Reconhecemos tanto suas fraquezas quanto suas potencialidades, mesmo que elas ainda não sejam “nítidas”.
Agir compassivamente é o ideal por qual todos nós deveríamos almejar em nossas vidas. Não só como um pensamento, mas principalmente em ação no nosso cotidiano.
Pequenos atos compassivos podem tornar melhor o nosso dia, além de trazer alegria aos nossos corações e aos corações de nossos semelhantes.
Então, vamos praticar? Basta um sorriso, um gesto, uma palavra de carinho. Ser simples e suave. Espargir compaixão é um ato divino do ser que nós somos: Deus.
Por Aurora Reis