sábado, 31 de março de 2018

BANCO DE COLETA E ARMAZENAMENTO DE CÉLULA TRONCO DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL

Passaporte para a medicina do futuro

Filho muda tudo. A vida vira de ponta-cabeça, as responsabilidades se multiplicam - tudo acontece durante a gravidez. Surgem novos medos e angústias, e nada parece ser suficiente para proteger seu novo bebê.
Às vezes é impossível impedir que eles provem a comida do cachorro, risquem o sofá ou ponham o dedo na tomada. Mas podemos nos prevenir do impensável.
Temos hoje uma oportunidade única para protegermos a vida dos nossos filhos: a coleta das células-tronco do sangue do cordão umbilical na hora do parto. Esse precioso material, normalmente descartado, pode tornar-se um seguro biológico para seu bebê. Porque não aproveitá-lo? Filho muda tudo. A vida vira de ponta-cabeça, as responsabilidades se multiplicam - tudo acontece durante a gravidez. Surgem novos medos e angústias, e nada parece ser suficiente para proteger seu novo bebê.
Às vezes é impossível impedir que eles provem a comida do cachorro, risquem o sofá ou ponham o dedo na tomada. Mas podemos nos prevenir do impensável.
Temos hoje uma oportunidade única para protegermos a vida dos nossos filhos: a coleta das células-tronco do sangue do cordão umbilical na hora do parto. Esse precioso material, normalmente descartado, pode tornar-se um seguro biológico para seu bebê. Porque não aproveitá-lo?

A célula tronco
As células da vida
Grandes avanços nas áreas de genética humana e biologia molecular vêm provocando mudanças significativas na medicina. Os últimos dez anos em particular marcaram a expansão do conhecimento sobre as células-tronco e suas aplicações clínicas, inaugurando a chamada era da medicina regenerativa.
O estudo das células-tronco e de suas aplicações clínicas pode mudar os rumos da medicina. Descobertas no campo da medicina regenerativa levam a crer que, além de dar origem às células do sangue, as células-tronco têm potencial para se transformar em células do coração, dos ossos, do cérebro, dos nervos, da pele e outros tipos de células. (*)
Embora essas pesquisas estejam ainda em desenvolvimento, o valor das células-tronco e seu potencial estão criando um novo paradigma para o futuro.
Células-tronco: as células-mãe do corpo.
As células-tronco encontradas no cordão umbilical e na medula óssea dão origem a todas as células que formam o sangue e o sistema imunológico. Por isso, são utilizadas no tratamento de uma série de doenças que necessitam da regeneração desses tecidos.
O sangue do cordão é o passaporte para a medicina do futuro.
(*) Referência - Departament of Health and Human Services 2001, Stem Cells: Scientific Progress and Future Research Directions http://stemcells.nih.gov/info/scireport/2006report.htm

Sangue do cordão
Conheça mais sobre uma das melhores fontes de células-tronco
O sangue do cordão umbilical do bebê, que normalmente é descartado após seu nascimento, é extremamente valioso por ser rico em células-tronco. Essas células são mais jovens que as da medula óssea e ainda não sofreram qualquer exposição a vírus, bactérias e ao meio ambiente. Isso garante uma maior eficiência terapêutica e uma maior probabilidade de compatibilidade.
Quando sua utilização for necessária, as células-tronco do sangue do cordão umbilical serão sempre compatíveis com o bebê e estarão imediatamente disponíveis, sem a dificuldade das longas e muitas vezes infrutíferas buscas por um doador compatível.
Um benefício adicional destas células é que elas também têm uma probabilidade de 25% de compatibilidade entre irmãos de mesmo pai e mãe, estão associadas com uma menor incidência de efeitos colaterais e uma maior sobrevida para quem as recebe em um transplante, quando comparado ao uso de amostras não aparentadas.
São obtidas de maneira não-invasiva e indolor, sem necessidade de anestesia geral, como ocorre no caso da medula óssea.

Por que armazenar?
Apenas uma chance de armazenar as células tronco do seu filho
Seu bebê fica nove meses ligado a você pelo cordão umbilical. Até o nascimento, o cordão é a fonte de vida do seu filho. Agora você preserva essa fonte de vida, congelando as células-tronco do sangue do cordão, depois do nascimento.
As células-tronco do cordão podem ser mais uma alternativa terapêutica à disposição de seu filho. Essas células podem restaurar o sangue e o sistema imunológico após o tratamento de diversos cânceres, doenças hematológicas e genéticas. Em todo o mundo, milhares de amostras de sangue do cordão de bancos públicos e privados já foram transplantadas para tratar de doenças graves, tanto em adultos quanto em crianças. O sucesso desses transplantes é a validação da capacidade terapêutica das células-tronco do sangue do cordão.
Atualmente, caso seja necessário um transplante com células de cordão umbilical, as possibilidades de se encontrar uma amostra compatível em bancos públicos dependem da etnia de quem procura este tratamento, podendo ser necessário desde milhares até milhões de amostras armazenadas para se encontrar 01 doador compatível.
As amostras armazenadas em bancos autólogos permitirão ao paciente a imediata utilização de suas próprias células-tronco criopreservadas, quando houver a sua indicação terapêutica.
Esse material será ainda mais valioso se o uso terapêutico das células-tronco para doenças comuns for incorporado à prática médica.

Aplicações médicas
Órgãos e tecidos do corpo humano sofrem desgaste, causada por doenças e pelo processo normal de envelhecimento. Hoje, a demanda de reposição desses órgãos é atendida basicamente por programas de transplante. Esses programas atendem apenas de 5 a 10% dos pacientes, seja por escassez de doadores ou pela atual inviabilidade de transplante de certos órgãos ou tecidos.
Em contrapartida a este cenário, as células-tronco surgem como uma fonte potencial de tecidos para transplante.
O sangue do cordão umbilical é precioso para seu filho porque é rico em células-tronco.
As células-tronco já são utilizadas com sucesso no tratamento de mais de 50 tipos de cânceres, deficiências imunológicas e doenças genéticas. (Referências: CBR - maior Banco Privado Americano, com mais de 100 amostras armazenadas e NYBC - Principal banco público americano, com diversas estatísticas sobre o uso).
No futuro, têm a possibilidade de serem utilizadas para tratamento de enfermidades do coração.

Células-tronco e a medicina regenerativa
Grandes avanços nas áreas de genética humana e biologia molecular vêm provocando mudanças significativas na medicina. Especialmente com as células-tronco.
Os últimos dez anos em particular marcaram a expansão do conhecimento sobre as células-tronco e suas aplicações clínicas, inaugurando a chamada era da medicina regenerativa.
As células-tronco do sangue do cordão umbilical é o passaporte para a medicina do futuro.

CordVida - armazenamento Premium
As células-tronco do sangue do cordão de seu bebê são preciosas. Por isso, é fundamental que elas sejam conservadas com toda segurança.
A CordVida utiliza um sofisticado sistema de congelamento em nitrogênio líquido desenvolvido pela empresa americana Thermogenesis, chamado BioArchive ®.
A CordVida utiliza a tecnologia BioArchive ® no Brasil.